Recomendações sobre a Febre do Oropouche (FO) - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Recomendações sobre a Febre do Oropouche (FO)

Publicado em : 20/08/2024

Ministério da Saúde divulga a Nota Técnica nº 15/2024 em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Doenças Transmissíveis e Coordenação-/geral de Vigilância de Arboviroses

 

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, o Departamento de Doenças Transmissíveis e a Coordenação-/geral de Vigilância de Arboviroses, divulga a Nota Técnica nº 15/2024 que trata da recomendação para intensificação da vigilância de transmissão vertical do vírus Oropouche (FO).

 

Desde de 2023, a detecção de casos da FO no Brasil aumentou em decorrência da descentralização do diagnóstico molecular para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN), promovida pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (CGLAB/SVSA/MS), o que acarretou na publicação da Nota Técnica nº 6/2024 – CGARB/DEDT/SVSA/MS, com orientações para a vigilância desta doença em âmbito nacional, em fevereiro deste ano.

 

Até a semana epidemiológica 27 de 2024, 7.044 casos de FO foram confirmados no Brasil, com transmissão autóctone em 16 Unidades Federativas (UF) e com o local provável de infecção (LPI) em investigação em outras três áreas da federação. À medida que os esforços para a detecção do vírus Oropouche (OROV) foram ampliados, identificou-se um aumento do registro de casos pelo território brasileiro, com detecção inédita em diversos estados, pois, anteriormente, o registro de casos estava concentrado prioritariamente na Região Norte.

 

Por isso, a NT foi formulada e tem como objetivo informar novos achados sobre a possibilidade de transmissão vertical do OROV e recomendar às equipes de vigilância de Estados e Municípios a intensificação das ações de vigilância da transmissão vertical do vírus Oropouche.

 

Confira a NT na íntegra aqui.

Atenção, associado à AHEG:

 16/09/2024

Há mais de 24 anos no mercado, tendo como propósito preparar pessoas para transformar a gestão das organizações da área da saúde, o Grupo Giovanoni, em parceria com a QMS Brasil, promoverá, no dia 28 de novembro de 2024, a oitava edição do Seminário de Transformação da Gestão em Saúde, no auditório da TOTVS, em São Paulo (SP).

 

Sessões de sustentabilidade no WHC 2024

 07/08/2024

Como podem os hospitais prestar cuidados seguros, de qualidade e com baixo teor de carbono para impulsionar a resiliência climática com benefícios para o planeta e para a saúde das suas comunidades?