Metodologia - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

AHEG Para Você

Metodologia

Metodologia

Nossa metodologia foi baseada em analises de modelos de acreditação nacionais/internacionais, e legislações vigentes no país. A partir desse estudo foi criado um instrumento de avaliação único e exclusivo visando principalmente avaliar a segurança do paciente, a excelência na qualidade, e orientar sobre as normativas vigentes.

Faz parte do processo a implementação de um método que orienta e auxilia a instituição disponibilizando modelos de protocolos a serem implantados. Para que o trabalho executado mantenha sua relevância, o Departamento de Qualificação dispõe de profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos, todos com uma vasta experiência e conhecimento sobre políticas de gestão, qualidade assistencial, e segurança do paciente. O processo é voluntário e periódico, feito por opção da instituição de saúde. Possui caráter educativo, voltado sempre para a melhoria contínua do estabelecimento, sem propósito de fiscalização ou controle sanitário, com validade de 1 ano.

O Departamento de Qualificação desenvolveu um método de avaliação que permite a aplicação do instrumento em 3 etapas, sendo o prazo de implantação pré-definido. São elas:

  1. Qualificação de Diagnóstico
  2. Reunião de discussão do relatório emitido
  3. Qualificação Final

Dentro dessas etapas são analisados e discutidos os itens:

  • Liderança e Administração
  • Serviços Profissionais e Organização da Assistência
  • Serviço de Atenção ao Paciente/Cliente
  • Serviços de apoio diagnóstico
  • Serviços de apoio Técnico e Abastecimento
  • Infraestrutura
  • Indicadores (lembrando: “Não se gerencia o que não se mede”)

A metodologia do Departamento de Qualificação na gestão da qualidade gerou uma mudança sólida nas instituições associadas, a preocupação com a segurança do paciente aumentou, verificamos uma maior adesão no mapeamento dos riscos, na aplicação dos processos, implantação de um canal mais eficiente na comunicação entre as equipes, investimentos na educação continuada dos colaboradores, evidenciamos busca pela melhoria continua. Isso tudo vem tornando a AHEG uma referência nacional em Gestão de Saúde.