Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Saúde do Homem é foco da Unimed Goiânia na campanha Novembro Azul

Publicado em : 02/12/2021

Aproveitando os holofotes da campanha Novembro Azul, realizada com as mais diferentes iniciativas de prevenção contra o câncer de próstata, no Brasil inteiro, a Unimed Goiânia faz um alerta sobre a importância de se ampliar esse foco para discutir, de maneira aberta e elucidativa, a saúde masculina de maneira global.

O câncer de próstata não é o único tipo de tumor masculino que é preocupante. Segundo o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, o médico urologista, Frederico Moraes Xavier, o câncer de pênis e o câncer nos testículos, apesar de menos frequentes, também têm incidência e necessitam de cuidado e prevenção. “É importante quebrarmos tabus na comunicação com a sociedade para evitarmos que esses tipos de tumores provoquem mutilações no homem, e principalmente a morte”, reforçou Frederico.

Assim como o câncer de colo de útero, que é o terceiro mais incidente em mulheres, o câncer de pênis também pode se desenvolver através do vírus do papiloma humano (HPV). Este vírus é o patógeno sexualmente transmissível mais comum do mundo e causa verrugas na pele.

Por se tratar de tumores localizados em um órgão externo, o câncer de pênis tem um diagnóstico mais simples do que os tumores na próstata. Mas existem casos de diagnósticos tardios, que fazem com que sejam necessários procedimentos mais sérios, como tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações ainda mais críticas, pode ser necessária a amputação de parte do pênis ou até mesmo do órgão inteiro.

O câncer de pênis tem como principal fator de risco, a falta de higiene. Ele é raro em países ricos, mas relativamente comum em regiões subdesenvolvidas e está associado a falta de orientação para o homem sobre a necessidade de lavar o órgão. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 1.600 pênis são amputados por ano.

“Entendemos que é importante ampliarmos a atenção do público masculino sobre o cuidado com a saúde masculina em todos os aspectos. De todo modo, é fundamental manter viva a campanha sobre o câncer de próstata. O ideal é que a saúde do homem, de maneira integral seja o foco da conscientização”, disse Frederico.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 60 mil homens são diagnosticados com esse tipo de tumor anualmente, e mais de 15 mil perdem a vida todo ano para a doença.

A Unimed Goiânia, este ano, está realizando em novembro um circuito de ações que inclui a abordagem do câncer de próstata por médicos especialistas. Uma live realizada no dia 24 de novembro abriu espaço para importantes apontamentos dos médicos urologistas, Uirá Maíra Resende e Antônio de Moraes Júnior. Um dos pontos focais da campanha foi a iluminação azul do prédio do Centro de Diagnóstico Unimed na Avenida T-7. É um ponto de referência que lembra a todas as pessoas que passam por ali que é importante realizar a prevenção do câncer de próstata com a rotina de visita ao médico.

OPME’s: gestão ética e econômica

 05/08/2022

As OPME´s são conhecidas por serem materiais de alto custo, isso gera especulações econômicas e a necessidade de atenção na hora de sua aquisição. Uma visão ética e técnica ajuda no controle e em uma gestão mais econômica. A grande variação no mercado de produtos de OPME’s resultou na necessidade de normatização com base na Agência Nacional de Saúde [...]

Sistema da Wareline tem biblioteca de conteúdo como nova funcionalidade

 04/08/2022

A Wareline preparou para 2022 uma grande novidade dentro do conecte/w, seu sistema de gestão hospitalar: uma biblioteca de conteúdo. A nova funcionalidade é como uma plataforma de busca de conteúdo médico e pode ser acessada por um infobotão inserido dentro do Módulo PEP WEB (Prontuário Eletrônico do Paciente). Isso significa que os profissionais de saúde agora têm, na palma de suas mãos ou na tela do [...]

A importância do Facilities na Gestão da Saúde!

 03/08/2022

  As experiências da terceirização são das mais diversas a começar pela própria definição do que é facilities.   A gestão de facilities pode envolver do controle de acesso a manutenção elementar, passando por rouparia, governança, serviços de concierge e todos os demais que integram ambientes a pessoas. Assim, existem muitos aspectos técnicos que precisam ser [...]

A importância da boa administração financeira

 03/08/2022

Olá, que bom te reencontrar. Nos últimos conteúdos ficou nítido que a organização financeira envolve várias etapas e mudanças de hábito. É um processo de reeducação e, como todo processo, é preciso dedicação e organização para fazê-lo dar certo. Hoje, vamos deixar claro porque é tão importante administrar bem seu dinheiro. Você logo vai notar [...]

Independência e autonomia

 25/07/2022

Os desafios pela busca da liberdade financeira é tema da live desta terça-feira (26) promovida pela Associação dos Hospitais do Estado de Goiás – AHEG, às 17 horas, em seu canal no Instagram.

Nota técnica fala sobre detecção precoce da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)

 13/07/2022

Atendendo pedido da Associação Brasileira de Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP Brasil), a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) apresenta aos seus associados nota técnica sobre esta doença genética rara que progride ao longo da vida dos pacientes com ossificações heterotrópicas e pode impedir a movimentação e outras importantes funções. A Fibrodisplasia [...]