Qualificação e aprimoramento - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Qualificação e aprimoramento

Publicado em : 21/01/2021

Com foco no constante aperfeiçoamento do profissional da saúde, a Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), coordenado pela médica infectologista Bethânia de Oliveira, divulga o seu calendário de palestras para 2021. As atividades são voltadas para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde e são gratuitas para associados da AHEG.

“Os encontros são mensais e deverão continuar sendo realizados de forma remota, por meio da plataforma Goolge Meet, enquanto se fizer necessário devido ao cenário de pandemia”, informa a Dra. Bethânia. Os participantes são certificados e as inscrições são feitas por e-mail ([email protected]), sendo necessário o envio das seguintes informações: nome completo, função, CNPJ, nome do hospital e telefone para contato.

PCIRAS – O bê-á-bá dos programas de controle de infecção

O primeiro evento de 2021 está marcado para o dia 29 de janeiro, às 14 horas pelo Google Meet, e tem como temática o PCIRAS – Programa de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. “Gostamos de começar o ano com essa palestra porque ela é que vai dar a base teórica sobre o que é o Programa de Controle de Infecção dos Serviços Hospitalares”, explica a infectologista. Serão abordados, dentre outras coisas, os seguintes aspectos:

- Como montar o serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde

- Quais os itens obrigatórios de acordo com a legislação brasileira

- Como formar uma Comissão de Controle de Infecção e quais as funções de cada integrante

- O que precisa ser notificado

“É como se fosse o caminho das pedras de como montar e de como funciona o serviço de infecção”, diz Bethânia. As palestras são conduzidas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti. As inscrições já estão abertas.

Confira o cronograma de atualizações em SCIH para 2021:

29/01 PCIRAS

26/02 Indicadores Epidemiológicos

26/03 Higiene das mãos

30/04 Acidente com material biológico

28/05 Bundles

25/06 Serviços de endoscopia, visão SCIH

30/07 Precauções

27/08 Serviços de higiene e limpeza, e controle de infecção

24/09 PGRSS

29/10 Abordagem úlceras e curativos, visão SCIH

26/11 Lavanderia

10/12 Segurança do paciente