Palestra na AHEG apresenta medidas de prevenção contra infecções oftalmológicas - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Palestra na AHEG apresenta medidas de prevenção contra infecções oftalmológicas

Publicado em : 26/11/2019

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

A prevenção de infecção em serviços de oftalmologia será tema de palestra na Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), nesta quinta-feira (28). A atividade, que acontecerá das 14 às 16 horas, no auditório da entidade, abordará medidas de prevenção e controle de endoftalmites no pré, intra e pós-operatório, entre outras questões. O conteúdo será apresentado pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Segundo a palestrante, as endoftalmites consistem em um processo inflamatório decorrente da introdução de microrganismos na região intraocular. “Quando esta inoculação ocorre durante o procedimento oftalmológico invasivo é classificado como IRAS. Apesar de raramente resultar em morte, as consequências para qualidade de vida do paciente afetado, em geral, são catastróficas, uma vez que o seu prognóstico na maioria das vezes é ruim, resultando em perda ou redução da acuidade visual e em alguns casos perda da visão”, explica Piretti.

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde poderão se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da associação, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia. A entrada é gratuita para associados, mas não associados também podem participar da programação, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. A palestra é uma realização da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da AHEG.