AHEG disponibiliza canal para associados fornecerem informações diárias sobre ocupação de leitos - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

AHEG disponibiliza canal para associados fornecerem informações diárias sobre ocupação de leitos

Publicado em : 03/07/2020

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

Com o objetivo de contribuir com o efetivo repasse de informações diárias relativas às taxas de ocupação de leitos, enquanto perdurar a situação de pandemia da Covid-19, a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) criou um canal de comunicação para receber tais atualizações de seus associados. A partir de agora, conforme acordado em reunião com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a entidade ficará encarregada pelo encaminhamento dos dados compilados para o órgão.

Para isso, os estabelecimentos de saúde associados da capital e do interior deverão encaminhar para o e-mail [email protected], até as 16 horas, atualizações diárias sobre a quantidade de leitos normais e de UTIs disponíveis, tanto para pacientes com Covid-19, quanto com outras patologias. A quantidade de pacientes que receberam alta e que vieram a óbito também deverá ser comunicada.

“A AHEG já havia orientado seus associados para que registrassem todas as informações no CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, conforme solicitado pelo poder público. Agora estamos fazendo um novo trabalho dentro da entidade para que os hospitais associados se reportem à nós e a AHEG tenha condições de se reportar ao MP-GO”, explica Adelvânio Francisco Morato, presidente da associação.

Em atendimento à Recomendação nº 017/2020, a AHEG ainda deverá comunicar o MP-GO sobre os casos reportados à entidade de negativa ou dificuldade de atendimento em nível hospitalar ou ambulatorial e de atendimento para internação, a pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19. Também deverão ser repassados ao órgão registros de majoração de preços de insumos de produtos ou serviços relacionados a proteção e cuidado de tratamento à Covid-19, bem como redução de estoque e indisponibilidade de item.

Atualmente, a AHEG conta com 263 estabelecimentos de saúde associados, entre hospitais e clínicas particulares de alta, média e baixa complexidades. Situados na capital e em diversos municípios goianos, eles somam 5.109 leitos, sendo 307 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).