AHEG promove palestra sobre gestão correta dos resíduos de serviços de saúde - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

AHEG promove palestra sobre gestão correta dos resíduos de serviços de saúde

Publicado em : 09/12/2019

Autor : Assessoria de Comunicação da AHEG

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) conclui nesta quinta-feira (12) mais um calendário anual de palestras da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS). A última explanação do ano acontecerá das 14 às 16 horas, na sede da entidade, e abordará o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). 

Na ocasião, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde poderão saber mais sobre o correto manuseio, armazenamento e descarte dos resíduos, conforme a legislação. O tema será apresentado pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Segundo a coordenadora da Consultoria em SCIRAS da AHEG, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, com esse último tema, a entidade fecha com chave de ouro o ciclo de palestras de 2019. “É um assunto atual, importante e que abrange todos os serviços, tanto clínicas menores quanto grandes hospitais”, explica.

A médica infectologista lembra, ainda, que o gerenciamento de resíduos diz respeito à toda sociedade, mas que a importância é ainda maior quando se trata dos serviços de saúde. “Eles geram tanto resíduos comuns, como o lixo da cozinha, por exemplo, quanto resíduos contaminados, infectados e até radioativos”, reitera.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da associação, que fica na Alameda Botafogo nº 101, no Setor Central, em Goiânia. A entrada é gratuita para associados da AHEG, mas não associados também podem participar da programação, mediante pagamento de uma taxa de R$ 80. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.

A primeira palestra de 2020, inclusive, já tem data para acontecer. Será no dia 30 de janeiro e abordará, como de praxe, o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (PCIRAS), que mostra todo o funcionamento de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Neste dia, a Consultoria em SCIRAS da AHEG também anunciará as demais datas e temas que serão estudados no decorrer do ano.

Informativo AHEG – COVID-19

 25/03/2020

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás – AHEG, orienta a todos os associados, que em caso de suspeita por contaminação ao COVID-19 deverá ser feita a imediata notificação compulsória ao órgão responsável, qual seja, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). O presente [...]

Momento de cooperar

 24/03/2020

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) compreende que o cenário atual é inimaginável. Quem poderia prever que atravessaríamos essa pandemia, que impactaria não apenas o Setor Saúde, mas acarretaria uma enorme crise mundial?

Comunicado AHEG - Atendimento Presencial Suspenso

 24/03/2020

COMUNICADO II   A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) informa a seus associados e a quem essa informação possa interessar que, visando evitar aglomerações em função do combate à pandemia da Covid-19, não está realizando atendimento presencial. Permanecemos prestando os serviços de orientação através de nossas redes sociais, e-mail [email protected] e [...]

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DE ASSEMBLEIA

 24/03/2020

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DE ASSEMBLEIA

A AHEG comunica aos seus associados que a Assembleia Geral Ordinária convocada para 30/03/2020, para aprovação das contas e balanço do exercício 2019, foi suspensa.

Comunicado AHEG

 19/03/2020

COMUNICADO   A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) informa a seus associados, às operadoras de saúde, à vigilância sanitária e a quem essa informação possa interessar que a partir da próxima segunda-feira (23/3) suspenderá as atividades de visitas dos Departamentos de Qualificação e de Farmácia pelo período de 60 (sessenta) dias. Também [...]