SMS disponibiliza nova ficha de investigação epidemiológica de dengue, chikungunya e zika - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

SMS disponibiliza nova ficha de investigação epidemiológica de dengue, chikungunya e zika

Publicado em : 10/08/2018

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou recentemente uma nova ficha de investigação de dengue, febre de chikungunya e zika. O documento, que está sendo utilizado desde 9 de julho no município de Goiânia, é considerado a principal fonte de informações sobre agravos e doenças de importância em saúde pública. 

Clique aqui para acessar a nova ficha de investigação de dengue, febre de chikungunya e zika

A atualização foi justificada pelo fato de que para alguns agravos, como a infecção por Zika vírus, ainda não há ficha de notificação específica criada pelo Ministério da Saúde, e também pela necessidade de otimização do processo de notificação para os profissionais que prestam assistência direta a pacientes com suspeita clínica de infecções por arboviroses.

Segundo ofício circular assinado pela secretária municipal de saúde, Fátima Mrué, a “ficha foi adaptada e não foi excluído nenhum campo da versão original, apenas acrescentados campos relacionados à Zika”. O documento reitera, ainda, que cada suspeita diagnóstica implica no preenchimento de uma ficha de investigação e que os sistemas de informação permanecem os mesmos, ou seja, Sinan online para Dengue e Chikungunya e Sinan net para Zika (CID 92.8).

Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças Agudas da SMS, por meio do telefone (62) 3524-3381.