Palestra na AHEG fornece orientações para elaboração do PCIRAS - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Palestra na AHEG fornece orientações para elaboração do PCIRAS

Publicado em : 22/01/2018

Autor : Assessoria de Comunicação

Nesta quinta-feira (25), o grupo de estudos em Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) inicia o cronograma de palestras de 2018 com uma explanação sobre o Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde (PCIRAS).

A atividade acontecerá das 14h30 às 16 horas, na sede da entidade, e fornecerá orientações para os estabelecimentos que não implementaram o serviço de CCIH ou que ainda possuem dúvidas sobre a elaboração do PCIRAS. Serão apresentados tanto os detalhes da regulamentação e estruturação, quanto do funcionamento desta Comissão. 

Regulamentado em 1983 e obrigatório em todos os hospitais do país desde 1997, o PCIRAS consiste em um conjunto de ações desenvolvidas e deliberadas sistematicamente com vistas à redução da incidência e gravidade das infecções hospitalares. A elaboração do programa é uma das primeiras e principais atividades de uma CCIH.

A exposição do conteúdo será ministrada pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, e conduzida pela médica infectologista e coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira.

O projeto é gratuito para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde de estabelecimentos associados à AHEG. Para participar, é preciso se inscrever previamente pelo telefone (62) 3093-4307 ou presencialmente na sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, Centro. 

As palestras acontecem mensalmente, geralmente nas últimas quintas-feiras, e geram certificados para os participantes. A próxima, marcada para 22 de fevereiro, abordará os indicadores epidemiológicos. O cronograma completo pode ser conferido no site www.aheg.com.br.