Palestra na AHEG debaterá indicadores epidemiológicos - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Comunicação

Notícias

Palestra na AHEG debaterá indicadores epidemiológicos

Publicado em : 20/02/2018

Autor : Assessoria de Comunicação

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), por meio da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), promove nesta quinta-feira (22) uma palestra sobre indicadores epidemiológicos. 

O conteúdo será apresentado na sede da entidade, das 14 às 16 horas, pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Podem participar médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde de estabelecimentos associados à AHEG. Os interessados deverão se inscrever pelo telefone (62) 3093-4307 ou na Alameda Botafogo, nº 101, Centro.

Indicadores Epidemiológicos

Construídos a partir de observações principalmente quantitativas, os indicadores epidemiológicos têm o objetivo de direcionar as condutas de intervenção afim de reduzir as taxas de infecção, controlar surtos, e conhecer os problemas de forma sistemática, priorizando soluções.

Segundo a coordenadora do grupo de estudos da AHEG, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, toda Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) precisa coletar dados, que geram índices e taxas, e definir suas ações a partir desses indicadores. 

“Alguns desses indicadores são obrigatórios e devem ser enviados mensalmente à Vigilância Sanitária. Outros não são obrigatórios, mas servem para avaliar a qualidade do serviço e definir as ações para melhorá-lo”, explica a médica infectologista.

Dentre os principais, estão: taxa de IRAS, taxa de IRAS por paciente, taxa de IRAS por procedimento e taxa de densidade de incidência de infecção da corrente sanguínea associada à CVC, de infecção do trato urinário associado à SV e de pneumonia associada à VM.

EXPEDIENTE

 23/05/2018

  A AHEG informa que, devido ao feriado de Corpus Christi (31/05) não haverá expediente nesta sexta-feira (1º/06). No dia 04/06, segunda-feira, o atendimento retoma seu funcionamento normal, das 8h às 18h.

Acesse os cartazes da campanha mundial

 27/04/2018

O dia 5 de maio é o dia mundial de higiene das mãos! Em 2018, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “ESTÁ EM SUAS MÃOS PREVENIR A SEPSE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE”. Sabe-se que a sepse é um evento adverso (EA) relacionado à [...]

Confira as cartilhas de manejo clínico da Dengue, Chikungunya e Influenza

 27/04/2018

Atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Vigilância em Saúde, a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) disponibiliza em seu site as cartilhas de diagnóstico e manejo clínico da Dengue e Chikungunya e também o protocolo de tratamento de Influenza, elaboradas, editadas e distribuídas pelo Ministério da Saúde. [...]