HUGOL abre inscrições gratuitas para Jornada Científica - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

HUGOL abre inscrições gratuitas para Jornada Científica

Publicado em : 16/04/2019

A quarta Jornada Científica do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), tem como temática principal “Gestão do cuidado: inovação, colaboração e integração dos processos” e será realizada de 29 a 31 de maio, no auditório da unidade.

“A edição desse ano foi cuidadosamente elaborada de modo a abordar os diferentes processos que compõem a cadeia de valor do cuidado integral em urgência e emergência. Esse processo resultou em uma programação atual e abrangente, que será de grande valia para todos os participantes”, relatou o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.

O evento contará com palestrantes de renome nacional em suas áreas de pesquisa e atuação e trará uma série de novidades em relação às anteriores, com destaque para o I Meeting de Inovação em Tecnologia – atividade pré-jornada elaborada na intenção de trazer à discussão o uso da tecnologia como meio de melhorar a experiência clínica do usuário, garantindo segurança e qualidade no atendimento.

Ainda como diferencial em relação às edições anteriores, foi inovadora a iniciativa do hospital de transformar as inscrições da jornada em uma ação solidária. Estudantes e profissionais da saúde podem se inscrever no evento por meio do site www.agirgo.org.br/hugol/jornada e devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições sem fins lucrativos da região Noroeste de Goiânia.

 

Programação

A pré-jornada se inicia na quarta-feira, 29 de maio, com o I Meeting de Inovação em Tecnologia. Primeiro teremos a conferência “HIMSS: interseções entre experiência clínica do usuário, custo e qualidade”, com Cláudio Giulliano Alves da Costa. Logo após, acontece o painel “Hospital digital: relações entre tecnologia e a cultura do cuidado”, com Cláudio Giulliano Alves da Costa, Robson Ilson Fleury, Gilmar Pereira Duarte e Luiselena Luna Esmeraldo.

Na quinta-feira, 30, será realizada a abertura ofical da Jornada, seguida pela conferência magna “Gestão do cuidado: humanização e encantamento”, proferida por Edmundo Carvalho Mauad. Logo após, teremos a conferência “Informação: direito do usuário e dever do profissional de saúde”, com Vitor Moreira Lima.

O turno vespertino inicia com as palestras “Excelência operacional em urgência e emergência: desafios na continuidade da transformação Lean”, com Welfane Cordeiro Junior; e “Gestão de custos em saúde: o custo de não cuidar nos contextos intra e extra hospitalar”, com Bruno Sobral. Após, será realizado o painel “Integração dos processos: como garantir a melhor experiência ao usuário do serviço de saúde?”, com Welfane Cordeiro Junior e Bruno Sobral; e a palestra “Segurança do paciente: a dimensão multimodal do cuidado”, com Thaís Galoppini Felix Boro. Finalizando o dia, haverá o painel “Segurança do paciente: responsabilidades compartilhadas”, com Thaís Galoppini Felix Borro, Tiago Mendes Botega, Ariana Malaquias de Azevedo e Jéssica de Almeida Prado.

A programação de sexta-feira, 31, começa com as palestras “A importância da mobilização precoce no paciente crítico”, proferida por Ivens Willians Silva Giacomassi; e “Terapia nutricional para o paciente crítico: recomendações baseadas em evidências”, com Rodrigo Gonçalves. Logo após, teremos o painel “Capacidade funcional do paciente crítico: atualidades”, com Ivens Willians Silva Giacomassi, Marianne Falco e Ana Paula Alves de Morais; a palestra “Cuidados paliativos: o que são? quando indicar?”, com Eliza de Oliveira Borges; e, para finalizar a manhã, o painel “Cuidar mais: conhecimento que gera movimento”, com Marina Rodrigues Novais Pires, Tattyane Cassiano Duarte, Janine Pereira Veiga e Rubens Morais Carrijo.

Na parte da tarde, serão realizados os paineis “Gestão hospitalar: integração dos processos no âmbito da urgência e emergência”, com Saulo Borges, Leandro Barbosa da Silva, Marianna Almeida Ferreira, Luma Correia Fernades e Washington Bernardes; e “Violência contra o idoso: muito mais que a urgência do corpo”, com Ana Lívia Batista Alves de Paiva, Fernanda da Silva Fernandes, representante do Ministério Público do Estado de Goiás e Suely Marques Rosa. Ao final do dia, antecedendo à cerimônia de encerramento, serão apresentados os dois trabalhos científicos mais bem avaliados.

Serviço

IV Jornada Científica do HUGOL

Tema: Gestão do cuidado: inovação, colaboração e integração dos processos

Data: 29 a 31 de maio

Auditório Francisco Ludovico (HUGOL – Av. Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont)

Informações sobre inscrições: www.agirgo.org.br/hugol/jornada

[email protected] / 62 3270-6465