Associados podem sugerir temas para as palestras da Consultoria em SCIRAS - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

Associados podem sugerir temas para as palestras da Consultoria em SCIRAS

Publicado em : 05/12/2018

Com o objetivo de renovar a programação anual da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e receber um feedback dos participantes, a Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) recebe, até o dia 14 de dezembro, sugestões de temas para as palestras de 2019.

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde de estabelecimentos associados à AHEG, que já participaram ou pretendem participar do curso, podem indicar os temas que gostariam que fossem abordados no próximo ano utilizando o formulário disponível neste link.

A médica infectologista e coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, reitera que os temas sugeridos devem estar diretamente ligados ao funcionamento do SCIRAS e que alguns assuntos são indispensáveis e, por isso, não serão substituídos.

A Consultoria

Instituída com o objetivo de informar sobre todos os temas básicos e indispensáveis para o funcionamento do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde nos estabelecimentos de saúde, a Consultoria em SCIRAS da AHEG é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais do setor. As exposições acontecem mensalmente, geralmente nas últimas quintas-feiras, das 14h às 16h, no auditório da AHEG.

As inscrições são gratuitas para associados e podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou presencialmente na sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, Centro, em Goiânia/GO. Já para não associados, as vagas são limitadas e a taxa é de R$ 80. As exposições são comandadas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti.

Em 2018, foram abordados os seguintes temas: Programa de Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde (PCIRAS), Indicadores epidemiológicos, Higienização em serviço de saúde, Higienização das mãos, Lavanderia, Prevenção de pneumonia e de infecção do trato urinário, Prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS), Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) e Prevenção de Resistência Microbiana.

Nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro serão realizadas as últimas exposições do ano sobre Precauções e Central de Materiais Estéreis (CME), respectivamente. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.