AHEG promove amanhã palestra sobre cuidados com lavanderia hospitalar - Notícias - AHEG - Associação dos Hospitais do Estado de Goiás

Notícias

AHEG promove amanhã palestra sobre cuidados com lavanderia hospitalar

Publicado em : 21/05/2018

Autor : Assessoria de Comunicação

A Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), por meio da Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), promoverá amanhã (22) uma palestra sobre lavanderia hospitalar. A atividade acontecerá das 14 às 16 horas, no auditório da entidade.

O conteúdo será apresentado pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Kássia Cecília Piretti, que apresentará as legislações e regras para o funcionamento de uma lavanderia hospitalar. As orientações servem tanto para estabelecimentos que possuem o serviço próprio de lavanderia quanto para os que optam pela terceirização.

Segundo a coordenadora do grupo de estudos, Dra. Bethânia de Oliveira Ferreira, as lavanderias hospitalares, sejam próprias ou terceirizadas, devem seguir inúmeras regras para o controle de infecção. “Existe todo um fluxo de roupas que entram e saem e elas não podem ter contato umas com as outras, além das regras para paramentação dos profissionais e dos produtos que devem ser utilizados”, explica.

A médica infectologista lembra, ainda, que os detalhes são de suma importância dentro de um serviço de saúde. “São ambientes críticos e nada parecidos com o ambiente doméstico. As lavanderias, por exemplo, são locais insalubres, onde se tem contato com roupas contaminadas, produtos químicos e temperaturas hostis. Vale ressaltar, inclusive, que o serviço terceirizado também é de responsabilidade de quem o contrata, por isso, visitas periódicas a esses serviços são sempre bem-vindas”, reforça.

O evento é gratuito para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde associados à AHEG. Para não associados, as vagas são limitadas e a taxa é de R$ 80. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3093-4307 ou na própria sede da associação, que fica na Alameda Botafogo, nº 101, no Setor Central, em Goiânia. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificados.